top of page
Buscar
  • lupuscare

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS: AYURVEDA EM TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS

Muitos pacientes de lúpus se queixam de dores pelo corpo. Este desconforto é constante e piora nos dias em que a temperatura fica muito elevada ou fria. Em geral o tratamento recomendado pelos médicos passa pelo consumo de antiinflamatórios e ou analgésicos. Em pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Partners Against Pain, 78% das pessoas com dores crônicas estão insatisfeitas com esta forma de aliviar a dor.



Tratamentos alternativos, podem ser uma opção para ajudar quem sofre destas dores e gostaria de cuidar de outra forma. Neste post vamos falar sobre as recomendações da Medicina Ayurveda para aliviar as dores.


Dica 1: RELAXAMENTO


Quando sentir dor tente praticar 10 minutos do que os mestres ayurvedas chamam de relaxamento sistemático. Para isto deite-se no chão com os braços ao lado do corpo e as palmas das mão viradas para o lado. Respire profundamente, prestando atenção na sua respiração. Este relaxamento profundo pode ajudar a reduzir espasmos musculares, aliviar tensões e acalmar a mente naturalmente.


Dica 2: MASSAGEM


Na Ayurveda a massagem com óleos é recomendada para o tratamento de todas as doenças. Este tratamento alivia a rigidez muscular, aumenta a circulação, mobiliza as toxinas e relaxa o corpo. Só faça a massagem terapêutica com um profissional qualificado e não deixe de perguntar ao seu médico quanto a restrições para o seu quadro, a drenagem linfática é um tratamento não recomendado pelos reumatologistas para que sofre de lúpus.


Dica 3: OLHO NA ALIMENTAÇÃO


O alimento pode ser um poderoso remédio, assim como o causador de alguns estados. Quando estiver com dor, dê preferência a alimentos como sopas. A Ayurveda recomenda trocar açúcar por frutas secas, mas sem exageros. Também deve-se tomar muito liquido e evitar comer muito.


DICA 4: ALONGUE-SE


A dor quase sempre desencoraja a pessoa a praticar atividades físicas. Mas alongamentos leves ajudam no tratamento. As toxinas de acumulam onde há algum bloqueio e isso só piora a intensidade da dor. Alongar 15 minutos pela manhã e pela noite ajudará no alivio da dor.


DICA 5: AROMATERAPIA


Óleos estimulantes como o de alecrim e tomilho podem aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, e o de menta cria uma sensação de alivio temporário para a dor. Você pode colocar algumas gotas dos óleos em um difusor, em um banho quente ou usar em óleos de massagem.


DICA 6: ERVAS DA VOVÓ


Alguns elementos possuem características antiinflamatórias como a curcuma, o gengibre. Já a valeriana, a camomila e a flor do maracujá são conhecidas por suas propriedades calmantes e ajudam nas dores relacionadas a tensão. consumir as ervas em forma de chá, pode ser aquele santo remédio das nossas avós.

2.184 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page