top of page
Buscar
  • lupuscare

RESILIÊNCIA, A PALAVRA DA MODA

O termo resiliência tem sido muito utilizado nestes últimos tempos, principalmente depois da quarentena imposta a todos em virtude dos impactos do novo corona vírus. Mas o que é ser resiliente e como isso pode nos ajudar neste momento tão difícil?






Dicas de como ter mais resiliência

Após a compreensão sobre o que de fato é resiliência e sua importância vamos compartilhar dicas poderosas, para que você desenvolva esta grande características e comece a alcançar bons resultados .


  • Autoconhecimento


Por meio do autoconhecimento, a pessoa é capaz de identificar suas qualidades e pontos de melhoria, ter consciência sobre suas limitações, desenvolvendo, assim, as competências e habilidades que vão lhe ajudar a lidar cada vez melhor com os mais diversos desafios que venham a surgir em seu dia a dia.

Além disso, a partir do autoconhecimento, a pessoa se torna ainda mais preparada para tomar decisões, o que pode ajudar na resolução dos conflitos diários e afastar o s momentos de ansiedade, causados pela indecisão.


  • Inteligência emocional


É importante que a pessoa consiga equilibrar suas emoções, de modo a ser capaz de enfrentar as situações difíceis de forma segura e moderada, sem que as emoções atrapalhem . E isso é possível somente através da inteligência emocional.

É por meio dela que o indivíduo consegue se tornar ainda mais resiliente, pois vai ter em suas mãos mecanismos e estratégias eficientes para manter suas emoções e sentimentos sob controle, no sentido de ter maior clareza sobre o que deve ou não fazer para lidar com as frustrações e solucionar os problemas que surgem em seu dia a dia.


  • Pensamento positivo


Enxergar os problemas como oportunidades, mudando seu foco sempre para o positivo. Ou seja, ao invés de lamentar a adversidade, a pessoa trabalhará para encontrar uma solução para ela e também para enxergar o aprendizado que esta experiência pela qual está passando vai lhe trazer.

O otimismo, o pensamento positivo e a resiliência permitem que tenhamos forças para continuar a nossa jornada sem nos deixarmos abater pelos problemas que insistem em querer nos impedir de crescer e evoluir, enquanto seres humanos.


  • Flexibilidade


É fundamental que, ao se deparar com alguma situação negativa, você pense em diferentes opções para revertê-la. Caso alguma ação seja tomada e não surta efeito que você desejava e planejou, comece a pensar em novas alternativas.

A flexibilidade é importante neste processo de desenvolvimento da resiliência, pois ela nos ajuda a não ficarmos focado apenas no caminho que planejamos, uma vez que estamos, a todo momento, passíveis de surpresas ao longo da jornada.

Sendo assim, a flexibilidade contribui de forma significativa para que, ao invés de nos lamentarmos pelo o que não deu certo, lidemos da melhor maneira possível com as mudanças inesperadas e utilizemos o que de bom elas trouxeram a nosso favor.


  • Feedback


Ao se deparar com alguma situação na qual o seu desempenho não tenha sido um dos melhores, procure entender como você poderia ter agido melhor através do feedback das pessoas ao seu redor.

Isso porque a resiliência se constrói e se fortalece cada vez mais quando absorvemos as críticas construtivas, de forma positiva, e reconhecemos nossos erros, trabalhando, constantemente, para melhorá-los, de modo a se tornar capaz de aprimorar o nosso desenvolvimento.


Neste momento de isolamento, temos muito tempo para repassar as nossas atitudes e em muitos casos, até mesmo nos arrependermos das escolhas tomadas, que podem ter nos deixado em uma situação mais desfavorável neste momento tão critico. O importante é não se desesperar, respirar fundo, refletir, aceitar a situação. Essa reflexão é importante para que o nosso cérebro pense de forma mais clara e nos mostre as soluções para os problemas que não cansam em aparecer nas nossas vidas.



241 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page