top of page
Buscar
  • lupuscare

LÚPUS E O CORAÇÃO



Você sabia que as pessoas com lúpus têm maior risco de problemas cardíacos, como ataques cardíacos e doenças cardiovasculares (DCV)? Os fatores de risco para problemas cardíacos incluem colesterol e pressão alta (hipertensão).

Felizmente, existem coisas que você pode fazer para reduzir seu risco. Realizamos um apanhado de perguntas mais frequentes sobre os efeitos do LES no coração, para que você possa tirar todas as suas dúvidas


1. Como o lúpus afeta o coração?


O lúpus pode causar bloqueios nas artérias cardíacas (doença arterial coronariana ou DAC), vazamento de válvulas cardíacas, irritação da camada externa do coração e até insuficiência cardíaca.


2. Quais as chances do lúpus causar doenças cardíacas?


Uma pesquisa de 2013 de dados sobre doenças cardiovasculares e lúpus encontrou pelo menos duas a três vezes riscos elevados de infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, doença cerebrovascular e mortalidade geral por DCV entre indivíduos com lúpus em comparação com a população em geral.


3. Quais são os fatores que aumentam os riscos de doenças cardio vasculares em pessoas com lúpus?


Os fatores de risco tradicionais são colesterol alto, pressão alta, obesidade, tabagismo, estilo de vida sedentário e diabetes. Os fatores de risco específicos do lúpus para doenças cardíacas são idade mais avançada no diagnóstico, maior duração da doença e períodos mais longos de uso de esteróides. Lúpus mais ativo, história de doença renal, uso de anti-inflamatórios não esteroidais e uso prolongado de corticosteróides também aumentam o risco.


4. Por que o lúpus aumenta a probabilidade de doenças cardíacas?


A frequência geral dos fatores de risco é maior naqueles com lúpus, e a inflamação causada pelo lúpus pode afetar todo o sistema cardiovascular. Além disso, as mulheres com lúpus atingem a menopausa em média quatro anos antes que as mulheres que não têm a doença, o que é significativo porque elas perdem os efeitos cardio protetores do estrogênio após esse período.


5. Como posso reduzir os riscos de doenças cardíacas?


Dieta, exercício físico regular, pressão arterial e controle de colesterol ajudam a reduzir o risco. Para quem tem diabetes, é importante monitorar de perto o açúcar no sangue. Além disso, considere conversar com seu médico sobre iniciar um regime de aspirina ou tomar hidroxicloroquina, que demonstrou ser cardio protetor ao diminuir os níveis de colesterol total e glicose no sangue. Finalmente, como fumar causa um risco três vezes maior de ataque cardíaco quando você tem lúpus, considere parar de fumar.

7.083 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page