top of page
Buscar
  • lupuscare

6 SINTOMAS MENOS CONHECIDOS DO LÚPUS


Embora todos os casos de lúpus eritematoso sistêmico (LES) sejam diferentes, existem alguns sintomas comuns que a maioria dos pacientes com lúpus compartilha. Alguns são dor nas articulações, erupção cutânea de borboleta no rosto, febre, fadiga e sensibilidade ao sol.

Porém, como o LES é uma doença muito individualizada e complexa, alguns sintomas são pouco conhecidos e menos comuns. Aqui está uma lista de seis deles:

1. SINTOMAS PSICOLÓGICOS

Apesar de ser sabido que os pacientes com lúpus apresentam taxas mais altas de depressão e ansiedade, não se sabe se alguns casos são situacionais. No entanto, a psicose lúpica pode ocorrer durante o início da doença, durante os primeiros anos da doença ou durante um surto. A psicose geralmente é de curta duração.

2. FORTES DORES DE CABEÇA

Dores de cabeça regulares, que a maioria das pessoas experimentam, de vez em quando provavelmente não estão relacionadas ao lúpus. Mas alguns indivíduos com lúpus podem ter dores de cabeça esmagadoras do tipo enxaqueca.

3. ALTERAÇÕES SISTEMA NERVOSO

Às vezes, o lúpus pode causar alterações no sistema nervoso que se manifestam em sensações estranhas como queimaduras solares, a dores profundas. Tais sensações podem ir e vir ou permanecer durante todo o dia - o que pode ser bastante desconfortável.

4. VERTIGEM

Embora a maioria dos casos de vertigem não esteja relacionada ao lúpus, ela pode ocorrer principalmente em combinação com a perda auditiva. Também pode estar relacionado a artérias inflamadas e fluxo sanguíneo restrito.

5. PROBLEMAS DENTÁRIOS

Embora a maioria das pessoas com lúpus saiba que a doença pode causar feridas ou úlceras na boca, há outros problemas bucais, como a síndrome de Sjogren que q doença pode gerar. Esta sindorme é caracterizada por deixar orifícios secos, incluindo a boca. A boca seca pode levar à infecção por fungos orais, cândida, ou periodontite, que é uma infecção na gengiva. Problemas ósseos com lúpus, como osteoporose, podem afetar a mandíbula

6. ERUPÇÕES CUTÂNEAS

A maioria das pessoas com lúpus tem uma erupção cutânea em forma de borboleta, que pode ser controlada com medicamentos, mas existem outros tipos de erupções que podem ocorrer. O lúpus cutâneo pode se desenvolver em áreas do corpo, expostas ao sol.


6.844 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page