top of page
Buscar
  • lupuscare

Top 10 Diferenças entre Pacientes de lúpus Masculinos e Femininos


1. O que é lúpus?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença auto-imune crônica que afeta múltiplos sistemas orgânicos, resultando em dano tecidual por autoanticorpos (anticorpos que atacam auto-proteínas saudáveis). Embora muitas partes diferentes do corpo possam ser afetadas, o LES geralmente afeta a pele, as articulações e os rins. As manifestações clínicas do lúpus são diversas, mas os sintomas comuns incluem fadiga, dor e inchaço nas articulações, febre, erupção cutânea ("erupção cutânea") e sensibilidade à luz.

2. Qual é a proporção homem-mulher de pacientes com lúpus?

A maioria dos pacientes lúpicos é do sexo feminino, com os homens compreendendo apenas 4-18% daqueles com a doença. A relação homem-mulher no lúpus varia entre os diferentes grupos etários. Entre crianças e adolescentes precoces, um em cada quatro pacientes diagnosticados com LES é do sexo masculino. Entre as idades de 15 e 50 anos, os homens representam aproximadamente 6-10% dos pacientes diagnosticados com LES. Após a idade de 50 anos, a disparidade cai ligeiramente, pois os homens compõem um em nove novos casos.

3. Qual é a idade média de início do LES em homens versus mulheres?

A idade média de início da doença para os homens é de cerca de 40, o que é quase dez anos mais tarde do que para as mulheres. No entanto, o diagnóstico de lúpus pode ser atrasado em mulheres - isto é, leva menos tempo para os homens serem diagnosticados com lúpus. O diagnóstico de lúpus após os 55 anos de idade é denominado “lúpus de início tardio”; cerca de 15% dos pacientes com LES desenvolverão a doença mais tarde na vida. Quando comparado com o LES em todas as faixas etárias, o lúpus de início tardio afeta uma porcentagem maior de homens.

4. Por que mais mulheres têm lúpus do que homens?

Enquanto as mulheres compreendem a maioria dos pacientes com lúpus em todas as faixas etárias, a diferença nas taxas de diagnóstico por sexo cai para os grupos etários pré-púberdade e pós-menopausa. O fato de que as taxas de diagnósticos de lúpus aumentam para as mulheres durante os anos reprodutivos sugere uma possível ligação entre certos hormônios sexuais e o LES. Mulheres com lúpus têm níveis anormalmente altos de estrogênio e baixos níveis de progesterona; além disso, alguns homens com LES podem ter níveis mais baixos de testosterona e níveis mais altos de estrogênio do que os homens que não têm lúpus. No entanto, as diferenças biológicas do sexo na função imunológica, especialmente aquelas induzidas por hormônios sexuais, são explicações menos prováveis ​​ das diferenças entre os sexos. Estudos recentes sugerem que diferenças nos cromossomos e na exposição ambiental, são razões mais prováveis pela diferenças entre os sexos na incidência de lúpus.

5. As manifestações da doença são marcadamente diferentes entre homens e mulheres?

Embora a apresentação clínica do LES em homens seja praticamente a mesma que em mulheres, com base em um número limitado de estudos de pequena escala, as manifestações listadas abaixo podem ser mais comuns em homens com lúpus:

  • Problemas renais

  • Convulsões

  • Erupção discoide (vermelha, escamosa e geralmente circular), em oposição à erupção malar, que frequentemente tem uma aparência característica de “borboleta”

  • Risco aumentado de doença cardiovascular

  • Serosite (inflamação dos tecidos que revestem o pulmão, o coração e o revestimento interno do abdômen) e pleurite (inflamação do revestimento dos pulmões)

  • Maior taxa de questões hematológicas, incluindo anemia hemolítica (anemia resultante da destruição de hemácias), anticoagulante lúpico (que pode promover a coagulação anormal), linfopenia (contagem baixa de leucócitos) e trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) [

Um estudo recente concluiu que a nefrite lúpica pode ser mais grave em homens. Em geral, os homens podem ter uma atividade mais grave da doença do que as mulheres, no entanto, estudos em grande escala são necessários para definir melhor as diferenças relacionadas à atividade da doença entre homens e mulheres. É importante ter em mente que os resultados de muitos desses estudos não são conclusivos, dado o número limitado de pacientes do sexo masculino que participam deles.

6. O tratamento é diferente para homens e mulheres?

Em geral, o tratamento do lúpus não é diferente para homens e mulheres. No entanto, se o paciente for uma mulher em idade fértil, os médicos muitas vezes tentam prescrever medicamentos com efeitos teratogênicos limitados (causadores de defeitos congênitos). As drogas que as mulheres devem evitar se tentarem engravidar - ou estiverem atualmente grávidas - incluem as seguintes:

  • Ciclofosfamida (Cytoxan)

  • Metotrexato

  • Micofenolato mofetil (CellCept®)

  • Leflunomida (Arava®)

  • Varfarina (Coumadin®)

Da mesma forma, os pacientes masculinos com lúpus em medicamentos imunossupressores (por exemplo, metotrexato) devem sempre ter uma discussão detalhada com seus médicos antes de considerar a gravidez com suas parceiras. A situação de cada paciente é única e o curso do tratamento deve ser determinado individualmente.

7. Existem problemas reprodutivos enfrentados por homens e mulheres com lúpus?

Homens e mulheres podem ter problemas reprodutivos relacionados ao diagnóstico e ao tratamento do lúpus. As mulheres com lúpus que engravidam podem experimentar exacerbações da doença, perda de gestação ou outras complicações associadas a gestações de alto risco. Embora seja possível que mulheres com lúpus tenham gestações bem sucedidas, pacientes com lúpus em gestação correm um risco maior de pré-eclâmpsia (pressão alta e excesso de proteína na urina após 20 semanas de gestação), diabetes, infecções do trato urinário (UTIs) e prematuridade. Certos medicamentos podem ser seguramente continuados durante a gravidez; outros podem causar danos ao feto e devem ser evitados (ver pergunta 6).

A fertilidade masculina não é considerada diretamente afetada pela atividade da doença; em vez disso, certos medicamentos usados ​​para tratar o lúpus demonstraram danificar as células produtoras de espermatozóides. Estudos associaram o tratamento com ciclofosfamida (Cytoxan) a um aumento do risco de infertilidade, tanto em homens quanto em mulheres. Também foi descoberto que homens tratados com terapia com glicocorticoides podem ter níveis reduzidos de andrógenos. Se você tiver dúvidas sobre os medicamentos que está tomando, é sempre aconselhável falar com seu médico.

8. Existe uma diferença no risco de doença cardiovascular para homens e mulheres?

Pacientes com lúpus têm um risco aumentado de eventos cardiovasculares - como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral - independente dos fatores de risco da doença cardiovascular (DCV) (por exemplo, hipertensão, diabetes, tabagismo) aos quais grande parte da população geral é suscetível. A doença cardiovascular envolve o funcionamento anormal do coração e dos vasos sanguíneos (artérias e veias), o que resulta em um aumento do risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

A doença cardiovascular afeta mais da metade dos adultos com mais de 60 anos e é uma das principais causas de mortalidade em pacientes com lúpus. Entre a população geral, os fatores de risco para DCV incluem hipertensão, diabetes e colesterol alto; certos comportamentos, como tabagismo, inatividade e consumo de álcool, também podem contribuir para o risco de uma pessoa desenvolver DCV. Em pacientes com lúpus, a doença ativa também é fator de risco independente para eventos cardiovasculares.

9. Quais são algumas das dificuldades emocionais que os homens com lúpus podem enfrentar?

Homens e mulheres podem experimentar diferentes dificuldades emocionais quando se trata de seus diagnósticos. Além do estresse de um diagnóstico, a dificuldade em trabalhar e / ou a realização de trabalho físico pode ser uma fonte de sofrimento emocional para pacientes do sexo masculino, dadas as expectativas sociais de “masculinidade”.

Enquanto homens com lúpus não são menos masculinos do que outros homens, os pacientes masculinos podem ter dificuldades com a tradicional associação cultural do LES como uma “doença da mulher”. Como o LES é predominante em mulheres em uma extensão muito maior, pode ser difícil pacientes do sexo masculino para encontrar outros homens com LES como meio de apoio.

10. O que os homens podem fazer para ajudá-los a lidar com o diagnóstico de lúpus?

Seja você homem ou mulher, é importante discutir com a família e os amigos como o seu diagnóstico pode afetar suas atividades diárias e incluí-los em uma discussão sobre como você planeja modificar seu estilo de vida. A internet é um recurso valioso para se conectar com outros pacientes masculinos com lúpus. Grupos de apoio on-line e quadros de mensagens podem ser fóruns úteis para compartilhar informações e alcançar outros pacientes.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento médico ou de assistência médica para nenhum indivíduo e não substituem aconselhamento e serviços médicos ou outros profissionais. Pacientes ou indivíduos devem sempre consultar seus profissionais de saúde para quaisquer perguntas específicas sobre lúpus.


4.450 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page