top of page

COMO O LÚPUS PODE AFETAR O SEU CÉREBRO?

  • lupuscare
  • 24 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de abr. de 2020


O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode causar em alguns pacientes sintomas como problemas de concentração e memória, confusão e dificuldade de se expressar. Não é difícil escutar relatos de pessoas, que sofrem com esses sintomas. Mas como o lúpus provoca este estado e o que fazer para poder evitar e aprender a reduzir seus efeitos?

Qual a causa destas deficiências cognitivas?

A causa exata deste estado clinico, é difícil de definir, dizem os especialistas. Em alguns casos, o lúpus pode danificar as células do cérebro, levando diretamente a problemas cognitivos. No entanto, na maioria dos casos, outros fatores podem influenciar para que o paciente desenvolva este estado, incluindo fadiga, estresse e depressão. Esta confusão mental é por vezes pior em pessoas que também têm fibromialgia.

Embora seja possível que os efeitos colaterais de drogas como os esteroides possam piorar este estado, os especialistas dizem que a troca de remédios raramente resolve o problema. Enquanto os pesquisadores estudam as possíveis causas para esta confusão mental, os médicos recomendam se concentra nas estratégias de enfrentamento que ajudam as pessoas a lidar com isso.

Como prevenir e tratar estados de confusão mental?

1) Escreva: Alivie a carga na sua memória de trabalho. Em vez de tentar manter as coisas na sua cabeça - e falhar - anote-as. Anote tudo - todas as tarefas domésticas, todos os aniversários e todas as consultas médicas. Tome notas durante as conversas. Você precisa ter o hábito de escrever até mesmo as coisas que você acha que nunca esqueceria.

2) Organize-se: Mantenha tudo em um diário para que você não termine com suas anotações em pedaços aleatórios de papel. Consulte essas anotações muitas vezes ao dia. Crie um cronograma e uma lista de tarefas gerenciáveis ​​- ou mesmo apenas um objetivo específico - para cada dia. Se você tiver um smartphone, baixe um bom aplicativo de anotações que possa ser acessado no telefone e no computador.

3) Priorize: Divida suas tarefas em duas categorias - coisas que devo fazer e coisas que seria bom fazer. Tente focar naquilo que é preciso fazer. Uma maneira alternativa de organizar é classificar itens de tarefas por quanto estresse eles estão causando e se livrar das coisas estressantes primeiro.

4) Fale seus pensamentos em voz alta: As coisas parecem ficar melhor na memória de curto prazo, se você dizê-las em voz alta. Quando conhecer novas pessoas, use o nome delas algumas vezes na conversa. Depois de um bate-papo ou reunião no trabalho, repita os pontos principais - isso ajudará a solidificar sua memória e permitirá que outras pessoas preencham o que você perdeu.

5) Respeite o seu tempo: Pessoas com que apresentam confusão mental, devem descobrir quando são mais eficientes e agendar tarefas importantes para então. Talvez seja uma hora específica do dia ou depois de uma dose de medicação. Manter o controle do tempo pode ajudar de outras maneiras. Distribua uma quantidade específica de tempo para uma tarefa e mantenha-se com um timer.

6) Exercite sua memória: Jogar jogos de palavras e fazer palavras cruzadas pode ajudar a aguçar sua memória. Muitas das técnicas que ajudam pessoas mais velhas que estão ficando esquecidas também beneficiam pessoas com nevo de lúpus. Mantenha sua mente ativa e envolvida.

7) Mantenha bons hábitos: Se você tem lúpus, precisa cuidar de si mesmo. Reduzir o estresse, tirar sonecas e dormir o suficiente à noite pode ajudar a aliviar os sintomas. O exercício regular é importante, para tornar o cérebro mais aguçado.

8) Busque ajuda especializada: Não encare esta situação sozinho. Os especialistas podem ajudar a ensinar maneiras de contornar os sintomas cognitivos. Obter um encaminhamento para um neuropsicólogo e outros tipos de especialistas (conselheiros vocacionais, terapeutas cognitivos e alguns terapeutas ocupacionais) que podem ajudá-lo a lidar com o esta condições é importante neste momento.

9) Seja honesto consigo mesmo : Se seus sintomas de deficiência cognitiva forem leves, você pode não precisar alterar muito sua rotina. Se forem graves - ou duradouros - você pode precisar considerar grandes mudanças em sua vida e carreira.

10) Divida o problema com as pessoas ao redor: Tenha uma conversa honesta com seus entes queridos sobre o assunto. Deixe claro que este estado não é perigoso e que provavelmente vai desaparecer. Eles também precisam entender que quando as coisas escorregam em sua mente - como um jogo ou recital de futebol de uma criança - é um sintoma da doença, e não porque você não se importa.

Sofrer de confusão mental, pode ser terrivelmente desencorajador. Pode minar sua confiança e até mesmo seu senso de identidade. É importante lembrar que não é você, é apenas mais um sintoma de lúpus - como articulações doloridas ou erupções faciais.

Não se desespere e não se contente com os sintomas. Converse com seu médico e veja se você pode obter uma referência para alguém que é especialista no tratamento. Os tratamentos certos ajudarão você a se sentir melhor e mais confiante novamente.


 
 
 

10 comentários


fabiana candido costa
fabiana candido costa
29 de ago.

Tenho lúpus e artrite reumatoide . De todos os sintomas o pior pra mim é a confusão mental que me atrapalha resolver meus assuntos e do trabalho que exerço . As dores dar-se um jeito ,a cabeça não tenho como. SOCORROOOOOOOOOOOO


Curtir

Elisabete Rodrigues Lima
Elisabete Rodrigues Lima
30 de jul. de 2024

Gostaria de saber se vc tomando metotrexato, 8 por semana. A sua hemossedimentacao alta, vc sente muito calafrios, vômitos, desânimo, pode ser lúpus?

Curtir

mariadasgracasaratempesta
23 de fev. de 2024

Tenho lúpus a 1 ano e meio e tenho todos esses sintomas e não consigo um medicamento eficaz contra esse problema

Alguém conhece um remédio que faça efeito pra esses sintomas???

Curtir
Ingrid Carneiro alves
Ingrid Carneiro alves
06 de dez. de 2024
Respondendo a

E terapia

Curtir

Nathiele Silva
Nathiele Silva
12 de dez. de 2022

Texto me descreveu 😭

Curtir

Alcymeire Miranda
Alcymeire Miranda
29 de nov. de 2021

Tenho muito esquecimento, as vezes conversando com a pessoa, paro e esqueço o que estava falando,muita confusão mental, fora que fico irritada por pouca coisa,sem paciência e muito cansaço.

Curtir
ISADORA DE SOUSA LIMA
ISADORA DE SOUSA LIMA
01 de dez. de 2021
Respondendo a

sinto exatamente a mesma coisa

Curtir

Parceria com: Archisimples

Sede: Av Epitácio Pessoa - Lagoa - Rio de Janeiro/RJ 

Termos de Uso

Política de Privacidade

Política de Entrega

Política de Devolução e Reembolso

Contatos

logo-whatsapp-preta-com-nome-1024.png

(21) 98657-3545

CNPJ: 17.282.936/0001-55

bottom of page