top of page
Buscar
  • lupuscare

10 SINTOMAS INICIAIS DO LÚPUS


O que é lupus?

O lúpus é uma doença autoimune que causa inchaço (inflamação) e uma ampla variedade de sintomas. O lúpus afeta a todos de maneira diferente. Algumas pessoas têm apenas alguns sintomas leves e outras têm muitos sintomas mais graves.

Os sintomas geralmente começam no início da idade adulta, desde a adolescência até os 30 anos. Pessoas com lúpus geralmente experimentam surtos de sintomas seguidos por períodos de remissão. É por isso que os primeiros sintomas são fáceis de ignorar.

Como os primeiros sintomas são semelhantes aos de outras condições, tê-los não significa necessariamente que você tem lúpus. Os primeiros sintomas podem incluir:

  1. Fadiga

  2. Febre

  3. Perda de cabelo

  4. Erupção cutânea

  5. Problemas pulmonares

  6. Inflamação renal

  7. Dores nas articulações

  8. Problemas gastrointestinal

  9. Problemas de Tiróide

  10. Secura nos olhos e boca

1. Fadiga

Cerca de 90% das pessoas com lúpus experimentam algum nível de fadiga. Um cochilo da tarde faz o truque para algumas pessoas, mas dormir demais durante o dia pode levar à insônia à noite. Pode ser difícil, mas se você puder permanecer ativo e seguir uma rotina diária, poderá manter seus níveis de energia elevados. Fale com o seu médico se estiver com fadiga debilitante. Algumas causas de fadiga podem ser tratadas.

2. Febre Um dos primeiros sintomas do lúpus é uma febre baixa, sem motivo aparente. Pessoas com lúpus podem experimentar temperaturas entre 36,9˚C e 38,3˚C, talvez você não pense em consultar um médico mas uma febre baixa pode ser um sintoma de inflamação, infecção ou surto iminente. Se você tiver febres recorrentes de baixo grau, marque uma consulta com seu médico.

3. Perda de cabelo

Cabelos ralos é frequentemente um dos primeiros sintomas do lúpus. A perda de cabelo é o resultado da inflamação da pele e do couro cabeludo. Algumas pessoas com lúpus perdem cabelo em tufos. Porém, o que ocorre mais frequentemente, é que o cabelo se afina lentamente . Algumas pessoas também têm afinamento da barba, sobrancelhas, cílios e outros pêlos do corpo.

O lúpus pode fazer com que os cabelos pareçam quebradiços, quebrem-se facilmente e pareçam um pouco irregulares. O tratamento com lúpus geralmente resulta em um crescimento renovado do cabelo. Mas se você desenvolver lesões no couro cabeludo, a perda de cabelo nessas áreas pode ser permanente.

4. Erupção cutânea

Um dos sintomas mais visíveis do lúpus é uma erupção em forma de borboleta que aparece sobre a ponte do nariz e nas duas bochechas. Cerca de 50% das pessoas com lúpus têm essa erupção cutânea. Pode ocorrer subitamente ou aparecer após a exposição à luz solar. Às vezes, a erupção aparece pouco antes de um surto.

O lúpus também pode causar lesões em outras áreas do corpo. Raramente, o lúpus pode causar urticária. Muitas pessoas com lúpus são sensíveis ao sol, ou mesmo à iluminação artificial. Alguns experimentam descoloração nos dedos das mãos e dos pés.

5. Problemas pulmonares

A inflamação do sistema pulmonar é outro possível sintoma do lúpus. Os pulmões ficam inflamados e o inchaço pode se estender até os vasos sanguíneos do pulmão. Até o diafragma pode ser afetado. Estas condições podem levar a dor no peito quando você tenta respira, muitas vezes chamada de dor torácica pleurítica.

Com o tempo, os problemas respiratórios do lúpus podem diminuir o tamanho do pulmão. Dor torácica e falta de ar em curso caracterizam essa condição. Às vezes é chamado de desaparecimento (ou síndrome do pulmão encolhendo).

6. Inflamação renal

Pessoas com lúpus podem desenvolver uma inflamação nos rins chamada nefrite. A inflamação torna mais difícil para os rins filtrar toxinas e resíduos do sangue. A nefrite geralmente começa dentro de cinco anos após o início do lúpus. Os sintomas incluem:

  • inchaço nas pernas e pés

  • pressão alta

  • sangue na urina

  • urina mais escura

  • ter que urinar com mais frequência à noite

Os primeiros sintomas podem passar despercebidos. Após o diagnóstico, recomenda-se a monitorização da função renal. A nefrite lúpica não tratada pode levar à doença renal terminal (ESRD).

7. Articulações dolorosas

A inflamação pode causar dor, rigidez e inchaço visível nas articulações, especialmente pela manhã. Pode ser leve no começo e gradualmente se tornar mais óbvia. Como outros sintomas do lúpus, problemas nas articulações podem ir e vir. Se os analgésicos sem prescrição médica não ajudarem, consulte seu médico. Pode haver melhores opções de tratamento. Mas seu médico deve determinar se seus problemas nas articulações são causados ​​por lúpus ou outra condição, como artrite.

8. Problemas gastrointestinal

Algumas pessoas com lúpus apresentam azia ocasional, refluxo ácido ou outros problemas gastrointestinais. Sintomas leves podem ser tratados com antiácidos . Se você tiver crises frequentes de refluxo ácido ou azia, tente reduzir o tamanho das suas refeições e evite bebidas que contenham cafeína. Além disso, não se deite logo após uma refeição. Se os sintomas persistirem, consulte o seu médico para descartar outras condições.

9. Problemas de Tireoide

Não é incomum que pessoas com lúpus desenvolvam doenças autoimunes da tireoide. A tireoide ajuda a controlar o metabolismo do seu corpo. Uma tireoide com mau funcionamento pode afetar órgãos vitais, como cérebro, coração, rins e fígado. Também pode resultar em ganho de peso ou perda de peso. Outros sintomas incluem pele seca e cabelos e mau humor. Quando uma tireoide é hipoativa, a condição é conhecida como hipotireoidismo. O hipertireoidismo é causado por uma tireoide hiperativa. Tratamentos para obter o seu metabolismo de volta aos trilhos estão disponíveis.

10. Secura nos olhos e boca

Se você tem lúpus, você pode sentir a boca seca. Seus olhos também podem parecer arenosos e secos. Isso porque algumas pessoas com lúpus desenvolvem a doença de Sjögren, outro distúrbio autoimune. Sjogren faz com que as glândulas responsáveis ​​pelas lágrimas e pela saliva funcionem mal e os linfócitos se acumulem nas glândulas. Em alguns casos, mulheres com lúpus e Sjogren também podem sentir secura da vagina e da pele.

Outros sintomas

A lista de possíveis sintomas do lúpus é longa. Podem incluir úlceras orais, linfonodos aumentados, dor muscular, dor torácica, osteoporose e depressão. Os sintomas raros incluem anemia, tontura e convulsões.

Felizmente, nem todos os sintomas se apresentam ao mesmo tempo. Enquanto novos sintomas podem aparecer, outros frequentemente desaparecem.


71.369 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page