top of page
Buscar
  • lupuscare

COMO LIDAR COM NOTÍCIAS DIFÍCEIS?


No dia 11/10/2018 as mídias começaram a divulgar matéria informando que a cantora Selena Gomez sofreu uma crise emocional e foi internada. O motivo dessa crise teria sido os resultados de seus exames, que indicavam uma contagem de glóbulos brancos abaixo do normal. Selena sofre de Lúpus e há anos luta contra os efeitos da doença.

É bastante comum em pacientes de doenças crônicas momentos de desesperança e até mesmo depressão. Em muitos casos a doença parece estar sempre ganhando o jogo e é muito difícil resistir. Mas em todos os momentos o paciente deve cuidar também de sua saúde mental, para que seu estado emocional, não agrave ainda mais o seu quadro. Doenças como o Lúpus, são alimentadas pelo stress e tristeza.

Mas como lidar com essas situações, somos humanos e muitas vezes o fardo parece ser maior do que podemos carregar. Aqui vão algumas dicas de especialistas sobre o assunto:

1. Não reprima suas emoções

Ao invés de engolir suas emoções, diga como se sente, quer isto signifique admitir que está com medo ou chorar. Não tente ser corajoso, a tristeza te pegará quando você estiver sozinho — e será dez vezes pior.

2. Não sinta-se culpado

Às vezes, quando uma pessoa descobre que tem uma doença grave ou recebe alguma outra notícia devastadora sobre si mesma, ela tende a se sentir culpada. Você não quer ver seus amigos ou familiares tristes, quando compartilhar a notícia com eles e sente que isso não está apenas arruinando a sua vida, mas também a de todas as pessoas que se preocupam com você. Isso nunca será sua culpa, então nunca peça desculpas. As pessoas que se preocupam com você preferirão saber o que está acontecendo e poder te ajudar do que ficar na ignorância. Você também poderá se sentir culpado se outra pessoa estiver passando por um problema e lhe contar: você quer ajudar, mas não sabe como e pode acabar se sentindo culpado por não estar no lugar da pessoa que está sofrendo. Nunca se sinta assim.

3. Distraia-se

Às vezes é mais fácil falar do que fazer, mas passar algumas horas com seus amigos, ir às compras ou montar um quebra-cabeça simples, sem mencionar a má notícia, o libertará da tristeza que estiver sentindo. O problema pode continuar na sua mente, mas se ocupar por um tempo o fará sentir normal e perceber que o mundo não parou de girar.

4. Entenda o que está acontecendo

Quando você ouvir uma notícia terrível, evite tirar conclusões precipitadas, elas podem fazer você se sentir pior do que realmente precisa. Descubra todas as informações referentes ao problema e, em seguida, você saberá como se sentir e como lidar com a notícia. Quando você sabe exatamente o que está acontecendo, é capaz de ver os aspectos positivos e de saber lidar com o que lhe foi dito.

5. Fale sobre a notícia

Falar a respeito de seus probelmas é uma das melhores formas de lidar com más notícias. Compartilhe seus sentimentos com alguém em quem você possa confiar e que você saiba que lhe dará o apoio necessário, mesmo que essa seja a pessoa afetada pela má notícia (ela poderá apreciar o gesto e a oportunidade de conversar sobre isso). Fale sobre seus medos, suas esperanças, seus sentimentos e suas preocupações com alguém e você se sentirá muito melhor.

A vida nunca será fácil. Haverão momentos em que você sentirá tudo desabando ao seu redor e se sentirá como o único que ainda está de pé. Você não está sozinho. Todo mundo passará por coisas horríveis em sua vidas e se sentirá dessa forma. Talvez você consiga entender isso ao falar com pessoas que estejam passando ou tenham passado por uma situação semelhante à sua. Basta manter o foco em superar o problema. Seja forte mas não reprima suas emoções e tente seguir com a vida — ela nem sempre será fácil, mas nem sempre será tão difícil.


1.099 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page