top of page
Buscar
  • lupuscare

GRAVIDEZ E LÚPUS


O lúpus não reduz as chances de uma mulher engravidar. Menos de 50% das gestações em mulheres com lúpus apresentam complicações, mas todas as gestações com lúpus são consideradas de alto risco. O lúpus pode complicar a gravidez com um risco aumentado de aborto espontâneo, parto prematuro e pré-eclâmpsia, bem como problemas cardíacos no bebê. Se você tem lúpus e está pensando em ter um bebê, considere estas dicas para garantir uma gravidez segura e um bebê saudável.

Antes de engravidar: Antes de engravidar, as mulheres com lúpus devem se consultar com um reumatologista, um obstetra de alto risco, e um cardiologista pediátrico.

Algumas gravidezes exigirão tratamentos no início. Estes tratamentos contrariam os riscos de complicações e devem começar nas primeiras semanas de gravidez. O risco de complicações é maior se você estiver em uma crise de lúpus.

Lembre-se que cada paciente tem reações diferentes ao lúpus. O tratamento deve ser diferenciado em cada caso.

Planeje sua gravidez. Nem sempre é fácil planejar uma gravidez. Mas você só deve considerar engravidar depois de uma avaliação completa dos cuidados de saúde. Você também deve planejar engravidar durante um período de remissão ou redução da atividade da doença. Você terá muito menos complicações se sua doença não estiver ativa.

Riscos: O lúpus não parece aumentar o risco de abortos no primeiro trimestre. Mas as mulheres com lúpus podem ter esse risco aumentado no final da gestação ou mesmo natimorto por causa dos anticorpos antifosfolipídeos e anticardiolipina. Cerca de 33% das mulheres com lúpus têm esses anticorpos, o que aumenta a probabilidade de desenvolver coágulos sanguíneos. Seu médico pode recomendar exames de sangue específicos para verificar a presença dos anticorpos.

Os coágulos sanguíneos placentários podem colocar em risco a alimentação e o suprimento de oxigênio do bebê e retardar o crescimento do bebê. Se você tem um risco aumentado de coágulos sanguíneos, seu médico pode prescrever medicamentos para afinar o sangue, como aspirina em baixas doses, ou heparina. Você também pode ser rastreada para anticorpos anti-Ro / SSA e anti-La / SSB. Esses anticorpos representam um risco aumentado de o bebê ter um bloqueio cardíaco congênito.

O dano renal ou hepático causado pelo lúpus aumenta a chance de complicações durante a gravidez. A gravidez tende a aumentar o estresse nos órgãos danificados.

Cuidados durante a gravidez: Visitas médicas frequentes podem ajudar a identificar anormalidades, monitorar o crescimento do bebê e oferecer tranquilidade. Cerca de 25% das gravidezes de lúpus podem resultar no nascimento prematuro da criança. E entre 20% e 30% das mulheres com lúpus podem ter pré-eclâmpsia. Este é um aumento repentino na pressão sanguínea e proteína na urina, o que leva ao inchaço do tecido do corpo. A pré-eclâmpsia geralmente requer tratamento urgente e só pode ser curada com a entrega do bebê; portanto, ver o seu médico muitas vezes é da maior importância. O seu médico também pode monitorizar o crescimento do seu bebé através de ultra-sons ou ultra-sons, que são inofensivos para si e para o seu bebé.

Seu médico pode ajudá-la a decidir sobre um plano de tratamento de lúpus seguro para seu bebê. Hidroxicloroquina (Plaquenil) e prednisona são considerados seguros durante a gravidez. O metotrexato e a ciclofosfamida (Cytoxan) não devem ser usados ​​durante este período e devem ser suspensos por pelo menos um mês antes de engravidar.

Fique atenta aos sinais das crises de lúpus. Estudos recentes mostram que as crises de lúpus são raras durante a gravidez. De fato, muitas mulheres experimentam melhora em seus sintomas de lúpus durante a gravidez. Se você engravidar depois de seis meses de remissão, será menos provável que tenha uma crise de lúpus. Os sintomas de um surto de lúpus podem espelhar os sintomas da gravidez, por isso é importante determinar com seu médico se você está experimentando uma crise ou apenas os sinais normais de gravidez. Ambos podem ser marcados por inchaço nas articulações e acúmulo de líquido, erupções faciais e mudanças de cabelo.

Poupe-se para evitar a fadiga lúpica. A gravidez pode ser difícil para o corpo de uma mulher e o lúpus pode adicionar desafios à gravidez. Descansar o suficiente é extremamente importante. As mulheres com lúpus não devem ganhar peso excessivo desnecessário durante a gravidez e devem seguir uma dieta equilibrada e saudável. Esteja preparado para modificar suas atividades e rotina se você se sentir cansado ou sentir dor.

Prepare-se para a possibilidade de parto prematuro. Cerca de 50% das gestações em mulheres com lúpus são prematuras devido a complicações relacionadas ao lúpus. Escolha um hospital especializado em cuidados infantis e ofereça uma unidade de terapia intensiva neonatal caso seu bebê chegue cedo ou tenha algum problema de saúde. Embora a prematuridade represente riscos para o bebê, a maioria dos problemas pode ser tratada adequadamente em um hospital especializado em cuidados infantis.

Tome esses cuidados e curta a sua gravidez.


2.256 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page