top of page
Buscar
  • lupuscare

10 dicas de autocuidado


O autocuidado não é uma atitude egoísta. Com muito o que fazer, o autocuidado pode parecer egoísta, mas não é. Pacientes com doenças autoimunes devem lidar com dor crônica, fadiga crônica, para não mencionar todas as outras tarefas do dia a dia. Para aumentar o caos, o estresse pode induzir explosões e tornar tudo muito mais complicado. A doença auto-imune pode complicar tudo, mesmo tentando praticar o autocuidado. Existem barreiras, custo e tempo. No entanto, isso não significa que não vale a pena tentar.

Considere o autocuidado como outro aspecto de gerenciamento da sua saúde. Semelhante à dieta, exercício e medicamentos. A melhor parte é que você pode se divertir enquanto cuida de você. O objetivo é aproveitar e relaxar. Pode levar algumas tentativas e erros, mas existem milhares de idéias e sugestões para explorar.

Para pacientes com doenças auto-imunes, pode ser necessário ajustar seu plano de autocuidado para atender às suas necessidades. Por exemplo, percorrer longas distâncias pode não ser possível. Nesse caso, você pode tentar caminhar numa praça ou até sua loja favorita. Com tantas opções, há algo para todos.
1) Se Hidrate - Beba muita água, experimente novos chás 
2) Movimente-se - Faça alongamento, yoga, caminhe ou dance sua música favorita
3) Aperte o Pause - Se desligue por alguns minutos tente uma respiração profunda, meditação guiada, mindfulness e outras opções. Existem vários exercícios gratuitos na internet.
4) Crie - Pratique um artesanato, escreva, pinte, estimule seu cérebro com novos desafios
5) Troque experiências - Participe de grupos com outros pacientes, siga páginas ou sites sobre a doença. Descubra que não está só.
6)  Se mime - faça coisas que você aprecie muito, pode ser um encontro com amigos, um passeio a um lugar que goste, qualquer coisa que o faça se sentir feliz
7) Sorria - assinta a uma comédia, série ou qualquer atração que arranque uma risada alta de você
8) Se conecte com a natureza - Visite um parque, uma praia, plante uma horta em casa, mesmo que seja vertical. Sinta a energia da natureza
9) Celebre - Celebre as pequenas vitórias, as pequenas alegrias do dia - a - dia. Veja como a vida tem muitos momentos felizes.
1.276 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page