Buscar
  • lupuscare

Cultivar emoções positivas ajuda no tratamento contra o lúpus


Esta semana fizemos uma dinâmica para ajudar pacientes a cultivar emoções positivas. Mas o que isso tem haver com o lúpus? Os pacientes necessitam de médicos e hospitais, não de brincadeiras, certo? Errado. Combater a tristeza e depressão é parte fundamental do tratamento da doença. As emoções positivas tornam a vida mais plena, e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico – o que implica em viver mais e com mais saúde. Mas como ter emoções positivas sofrendo de dores, solidão, sem tratamento adequado, sem conseguir medicamentos e outras dificuldades enfrentadas pelos pacientes?

Se você tem emoções positivas como o amor, o perdão e a gratidão, você se sentirá contente, satisfeito, pleno. Mas se ao contrário, você é invadido por sentimentos negativos, como o rancor, a tristeza, a preocupação e a ira, então não se sentirá satisfeito com a sua vida e terá muita dificuldade em aproveitá-la. O importante é se desfazer das emoções negativas e substituí-las por emoções positivas, o que irá transformar a forma como você vive a sua vida, além de proporcionar muitos outros benefícios psicológicos e físicos.

Não é fácil, mas é possível. O primeiro passo para se livrar dos pensamentos negativos é reconhecê-los e aceitá-los. É natural que, em alguns momentos, você se sinta chateado, triste ou frustrado; isso acontece com todos nós. O que você deve fazer quando se sentir assim é reconhecer este sentimento internamente e pensar em qual é a razão dele. Por exemplo, “estou porque não tenho o apoio da minha família”. Posso até me chatear, mas logo deixo esse pensamento ir embora. Substituo essa emoção negativa por algo positivo como, por exemplo, “Mas tenho amigos e grupos de ajuda, que me aceitam e me dão suporte nos momentos difíceis”.

Você também pode pegar um caderno e escrever nele toda vez que tiver um pensamento ou uma emoção negativa. Assim você identificará claramente as emoções negativas e poderá substituí-las por emoções positivas. No início você terá que fazer um pouco de esforço, mas com a prática, os pensamentos e as emoções positivas virão naturalmente.

Algumas das emoções positivas nas quais você pode focar para deixar de lado as negativas, são as seguintes:

A gratidão. Agradeça pelas coisas que você tem, mesmo as pequenas. Ter uma deliciosa xícara de café quente sobre a mesa de manhã cedo, poder desfrutar de um passeio pelo parque, são pequenas coisas que nem todo mundo pode aproveitar; agradeça!

O perdão. Perdoe a si mesmo pelos seus defeitos, pelos seus erros do passado e perdoe aos outros, pois também não são perfeitos. Você pode ter sofrido e estar ferido, mas o rancor só irá lhe prejudicar. O perdão libertará o seu coração destes sentimentos negativos e abrirá o seu caminho para a felicidade.

O humor. Aprenda a rir de si mesmo e a encontrar o lado engraçado de cada situação. Às vezes levamos a vida muito a sério. O riso libera endorfinas, faz com que nos sintamos bem e afasta os pensamentos negativos. Cada um deve procurar a forma pessoal de encontrar esses momentos libertadores, nos quais o riso nos alimenta o espírito.

O amor. Ame-se e você verá a vida de uma forma muito mais positiva. Para se amar, primeiro você deve conhecer as suas virtudes, mas também os seus defeitos, e aceitar-se como você é. Quando você se apreciar como pessoa, o amor pelos outros aparecerá naturalmente.

Comece a praticar o cultivo de sentimentos positivos e sinta diferença na sua vida.


0 visualização

Seguir

Av Epitácio Pessoa - Lagoa

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Tel: (21) 2266 - 1794

E-mail: contato@lupuscare.com.br

  • Instagram ícone social
  • Wix Facebook page