Buscar
  • lupuscare

Pacientes com Lúpus podem fazer exercícios físicos?


Atividades físicas podem ser altamente benéficas para pessoas com lúpus. No entanto, é melhor não ir direto para um programa de exercícios rigoroso.

Pacientes com lúpus podem e devem participar de atividades físicas. Antes de fazer isso, você deve discutir com seu médico ou fisioterapeuta qual será o melhor tipo de exercício para você. Se você está começando (ou renovando) uma rotina de exercícios agora, ou se você tem trabalhado ao longo do ano, existem algumas coisas importantes que todas as pessoas com lúpus devem saber sobre o exercício.

1. Caminhar, nadar, andar de bicicleta, aeróbica de baixo impacto, certos tipos de ioga, Pilates e alongamento podem ajudar a tonificar os músculos e minimizar o agravamento das articulações. Exercícios como estes são excelentes para prevenir a osteoporose, a doença na qual os indivíduos perdem a densidade mineral óssea.

2. Embora, às vezes, o exercício possa ser a última coisa nas mentes de pessoas sofrendo de dores, é bom ficar o mais ativo possível. Isso evita que os músculos que não estão mais sendo trabalhados fiquem fracos. É importante variar sua rotina de exercícios para promover o fortalecimento de diferentes grupos musculares em todo o corpo.

3. O exercício é bom para aliviar o estresse. E, como você deve saber, o estresse pode desencadear um surto de lúpus. No entanto, é vital respeitar o seu ritmo! Quando você tenta fazer demais, isso aumenta seus sentimentos de estresse e também pode contribuir para o aparecimento da doença, criando mais estresse. Não se esforce muito. Você tem que encontrar um bom equilíbrio que funcione para você.

4. É importante permitir que seu corpo descanse e se recupere. Se você sentir dores fortes ou articulações rígidas e inchadas, você deve evitar ou limitar atividades que contribuam para os sentimentos de dor. Sempre faça pausas, se necessário!

5. É uma boa ideia limitar exercícios de alto impacto, como jogging, levantamento de peso e exercícios aeróbicos de alto impacto. Estes podem colocar tensão e pressão nas articulações.

Se você sentir dor e agravamento da articulação, há várias coisas que você pode fazer.

Formas de aliviar a dor após o exercício

A dor articular e muscular pode ser aliviada por aplicação de calor e / ou frio. No entanto, calor úmido para aliviar as dores nas articulações, se mostra muito melhor do que o calor seco. Tente tomar um banho quente, usando uma toalha úmida quente ou uma banheira quente para aliviar dores.

Outros métodos para aliviar a dor podem incluir técnicas comportamentais, como relaxamento, meditação, respiração concentrada, ioga de baixo impacto e Tai Chi. Esses métodos permitem que você desvie a atenção da mente da dor e concentre-se no alívio do estresse e da tensão. Essas técnicas são seguras e fáceis de fazer em casa e permitem que você controle sua dor em vez de sofrer com ela.

Aplicações de gelo ou frio são aconselháveis ​​apenas para músculos tensos, torcidos ou ferimentos. Siga o método RICE (Descanso, Gelo, Compressão e Elevação) para aliviar a dor, reduzir o inchaço e acelerar a cicatrização. Comece logo após a lesão e continue por pelo menos 48 horas.

Trabalhe com sua equipe médica e desenvolva um plano que beneficie você, além de limitar qualquer desconforto. Finalmente, certifique-se de proteger sua pele contra os raios do sol. Passe o protetor solar e use um chapéu de abas largas antes de sair de casa!


0 visualização

Seguir

Av Epitácio Pessoa - Lagoa

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Tel: (21) 2266 - 1794

E-mail: contato@lupuscare.com.br

  • Instagram ícone social
  • Wix Facebook page